quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Presidentes de empresas no Brasil ganham 65 vezes mais que o piso

Presidentes de empresas no Brasil ganham 65 vezes mais que o piso


A comparação foi feita entre o Brasil e empresas com capital de outros continentes.


Um presidente de empresa brasileira ganha o equivalente a 65 vezes a remuneração de um funcionário que entra com o salário mais baixo da empresa. A média de negócios de outras nacionalidades que operam no país é menor: 47 vezes.

Esse é um dos resultados do panorama econômico e de RH da consultoria Mercer, que foi apresentado nesta quinta-feira (19). Foram pesquisadas 446 empresas.

A comparação foi feita entre o Brasil e empresas com capital de outros continentes. Entre os da Ásia, os presidentes de empresas ganham o equivalente a 23 vezes o piso salarial das empresas. Da Europa, esse número é 39; da América Latina, 40; da América do Norte, 49.

A pesquisa também aponta para diferenças na remuneração entre homens e mulheres. Entre os gerentes seniores, ela é menor (2%), e no nível operacional, maior (58%).

Além disso, foram apontadas diferenças na remuneração de executivos para as regiões do Brasil. Apesar de não revelar os números, a consultoria mostra que o Nordeste é onde ganha-se menos --83% do salário de um executivo de São Paulo, onde paga-se mais.


*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 19/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário