quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Pesquisa de trajeto ida e volta do trabalho

Pesquisa avalia a influência do trajeto ida e volta do trabalho

Resultados indicam que o tempo gasto não é fator determinante na hora de aceitar um emprego


Por Jéssica Lima em 09.09.2013 às 12:42 

Quando uma oportunidade de trabalho é avaliada, muitos pontos são levados em consideração. Condições como benefícios, carga horária, oportunidades de carreira, dentre outras, são importantes na hora de tomar uma decisão sobre uma nova etapa profissional.
E para entender melhor a questão do tempo do percurso casa-trabalho, a Havik, consultoria de recrutamento e desenvolvimento de profissionais, que atende grandes corporações nacionais e multinacionais, realizou pesquisa no mês de agosto para saber se a distância de casa influencia na aceitação de um novo trabalho.
A avaliação contou com 692 participantes entre analistas, coordenadores, gerentes, superintendentes, diretores, VPs e CEOs, com os perfis de gestão regional, atuação comercial, representação de produtos em nível nacional, entre outros, além de uma grande parte dos profissionais entrevistados ter viagens no dia a dia.
A primeira pergunta questionou se no momento de avaliar uma oferta de emprego em uma nova organização, o tempo consumido para ida e volta do trabalho é levado em conta, e 52% dos entrevistados responderam que não, enquanto 48% disseram sim.
A análise do resultado apontou que, principalmente nos cargos gerenciais, devido ao alto índice de viagens e à necessidade de flexibilidade para mudanças, não é fator relevante, pois é entendido que faz parte da função.
Com relação ao tempo de 90 minutos ou mais no trânsito para chegar ao trabalho, 77% disseram que o fator não os fariam rejeitar uma oferta de emprego. O levantamento aponta que, apesar de não ser motivo para rejeitar a oportunidade por completo para a maioria dos entrevistados, ela deve ser avaliada com mais atenção.
Quanto à situação dos entrevistados com relação ao tempo que levam no trajeto entre a residência e o local de trabalho, 41% gastam de 30 a 60 minutos para deslocamento, 40% gastam até 30 minutos, 13% fazem o percurso de 61 a 90 minutos, e 6% gastam acima de 91 minutos para chegar à empresa.
De acordo com a pesquisa, nos cargos gerenciais, principalmente, há um alto índice de profissionais que demoram cerca de meia hora para chegar ao trabalho e meia hora no retorno para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário