terça-feira, 17 de setembro de 2013

O sucesso da empresa passa pelo desenvolvimento dos líderes

No mercado competitivo que as empresas encontram-se inseridas, ter profissionais qualificados é imprescindível para dar suporte ao crescimento e à perenidade do negócio. Diante dessa necessidade, tornou-se imprescindível instituir ações em que visem o desenvolvimento do capital intelectual que podem iniciar na formação básica até o auxílio educação em cursos de graduação e pós-graduação, com abrangência todos os colaboradores. No tocante ao investimento daqueles que estão à frente das equipes, os líderes, esta atenção não pode ser diferente.

Na Altenburg, por exemplo, empresa que conta com duas unidades em Blumenau, polo têxtil de Santa Catarina com cerca de 1.200 colaboradores, e uma no Estado de Sergipe, com 160 colaboradores, as ações com fofo no desenvolvimento de líderes tem se solidificado a cada ano. Na companhia, diversos programas já foram realizados e a empresa, em alguns momentos contou, com a parceria de escolas como Fundação Dom Cabral e Fundação Fritz Muller. Mas foi em 2009, que a organização sentiu a necessidade de estabelecer uma metodologia única a ser seguida pelas lideranças. Para isto, a Altenburg investiu na formação da equipe, através da instituição do Programa de Liderança para Resultados. O processo de elaboração da iniciativa foi gradativo e atualmente todos os líderes, desde os operacionais até os diretores trabalham dentro deste enfoque.

De acordo com Jaqueline Reiter, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, todo processo de mudança conta com forças restritivas e outras consideradas propulsoras, uma vez que mexem diretamente com a zona de conforto dos talentos. "Sempre procuramos reforçar as forças propulsoras, tornando a mudança de comportamento, exigida na Liderança para Resultados, como algo necessário para a geração de melhores resultados e benéficos para todos, pois por um lado estabelece uma diretriz ao líder sobre o melhor caminho a seguir e para os liderados contribui para uma relação mais próxima, legítima e transparente com seu líder, consequentemente, temos uma equipe mais integrada, gerando resultados, com o envolvimento de todos", argumenta, ao destacar que para isso é preciso que exista um trabalho diário de diálogo, de revitalização da metodologia, a fim de que esta não se perca no dia a dia e que passe a ser percebida no comportamento das lideranças de forma natural.

Parcerias - Para estruturar o Programa de Liderança para Resultados, a organização optou por firmar parcerias com consultorias externas. Isso ocorreu porque a empresa tinha como objetivo contar com uma metodologia única, que regesse a relação líder e liderado. Uma vez encontrado este parceiro para dar suporte, passou-se a trabalhar com a partir da realidade da Altenburg, fazendo os ajustes necessários para que os efeitos restritivos ao processo de mudança fossem os menores possíveis e que a metodologia fosse de fácil assimilação, respeitando os valores presentes na cultura organizacional. Vale destacar que o trabalho da consultoria foi utilizado apenas para a formação da metodologia, mas depois todo o processo o suporte passou a ser dado pela área de Desenvolvimento Organizacional e pelos superiores imediatos dos líderes.

Jaqueline Reiter explica que todas as lideranças participam do programa e que, atualmente, quase 70 profissionais são contemplados pela iniciativa. "Inclusive, promovemos a formação dos novos líderes, já no início de sua atuação, pois a liderança como um todo deve atender aos seus liderados e à organização de forma clara e transparente, para que não existam surpresas nas decisões - situações iguais sendo tratadas de forma diferente, podendo causar sentimentos de injustiça aos liderados, assim como, ter toda equipe voltada para o mesmo objetivo", esclarece a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional.

Programa na prática -
Nem tudo que oferece resultados expressivos precisa apresentar "receitas mirabolantes" e o Programa de Liderança para Resultados da Altenburg comprova isso. A metodologia corresponde a 40 horas, seguidas de duas horas por pessoa, para monitoria das práticas realizadas. Entre os assuntos abordados, destacam-se as sete competências da Liderança para Resultados que os líderes devem ter domínio para melhorar os resultados de sua área de atuação e que, consequentemente, impactam diretamente no atendimento de 20 necessidades técnicas e pessoais de seus liderados.

Concluída a formação teórica, o líder recebe acompanhamento do seu superior imediato e da área de DHO para começar a aplicar os conhecimentos adquiridos, que exigem, muitas vezes, mudança de comportamento por parte da própria liderança. Isso porque já que se dos líderes atitudes específicas que os ajudarão a atender às necessidades de seus liderados e gerar melhores resultados para a organização.

Como suporte a este trabalho, a área de Desenvolvimento Organizacional realiza encontros mensais com a liderança, denominados "Costurando Histórias de Resultado", onde são trabalhados temas ligados ao Programa de Liderança para Resultados, promovendo atualização da metodologia e principalmente a troca de experiência entre os líderes.

Resultados -
Para Jaqueline Reiter, oque conta nessa ação específica na Gestão de Pessoas são os resultados apresentados pelo programa. "Não adianta o líder apenas realizar a formação na metodologia e participar dos treinamentos de apoio, se não for percebida a aplicação prática, ou seja, é o comportamento do líder dentro do que a organização espera dele é que vai fazer diferença e contar para sua ascensão profissional. Gerar melhores resultados com as pessoas, buscando a convergência entre discurso e prática, tendo foco no negócio, na estratégia da organização, são alguns pontos que contam a favor na hora de avaliar o crescimento do profissional", assegura.

Para medir o retorno obtido através do Programa de Liderança para Resultados, esta ação prevê uma avaliação anual, na qual as 20 necessidades que os líderes devem atender de seus liderados é mensurada, tendo como meta de atendimento 75%. Esta avaliação é feita com os liderados diretos de cada líder, que posteriormente tem a oportunidade de realizar a clarificação das notas atribuídas através de reuniões individuais com seu líder, tendo o acompanhamento de um profissional de DHO e em alguns casos, do superior imediato do líder.

Desta reunião, saem questões para o líder trabalhar, efetuando um Plano de Ação que é auditado pelo superior imediato e em casos específicos, os quais a avaliação do líder foi menor que 65% o profissional de DHO também acompanha. Ou seja, mais do que buscar identificar como o líder está atendendo sua equipe, objetiva-se criar um momento formal, no qual líder e liderado conversam e a liderança poderá ter com clareza, quais os pontos que precisa melhorar a cada dia.

Benefícios - Ao ser questionada sobre os benefícios que o programa proporcionou, a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional cita que a melhoria mais significativa está na relação entre líder e liderado, que melhorando, naturalmente promove que os resultados sejam alcançados com as pessoas. E uma relação baseada na equidade, respeito, compromisso com a verdade, na qual as pessoas sintam-se parte integrante e essencial para o crescimento da organização, são alguns benefícios que almejamos com deste programa.

Por fim, ela diz que o desenvolvimento das lideranças torna-se essencial para p crescimento sadio de uma organização, Saudável, porque os resultados são obtidos com as pessoas envolvidas no processo, sabendo do significado de seu trabalho, sentindo-se bem e orgulhosas com o papel que desempenham. "E quanto mais se investe no desenvolvimento das pessoas e nas relações internas - entre parceiros, entre líder e liderado, entre empresa e colaborador, mais perto estaremos de alavancar os resultados e contribuir para a perenidade da organização", conclui Jaqueline Reiter.

 fonte ; rh.com.br

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