No mercado competitivo que as empresas encontram-se inseridas, ter
profissionais qualificados é imprescindível para dar suporte ao
crescimento e à perenidade do negócio. Diante dessa necessidade,
tornou-se imprescindível instituir ações em que visem o desenvolvimento
do capital intelectual que podem iniciar na formação básica até o
auxílio educação em cursos de graduação e pós-graduação, com abrangência
todos os colaboradores. No tocante ao investimento daqueles que estão à
frente das equipes, os líderes, esta atenção não pode ser diferente.
Na Altenburg, por exemplo, empresa que conta com duas unidades em
Blumenau, polo têxtil de Santa Catarina com cerca de 1.200
colaboradores, e uma no Estado de Sergipe, com 160 colaboradores, as
ações com fofo no desenvolvimento de líderes tem se solidificado a cada
ano. Na companhia, diversos programas já foram realizados e a empresa,
em alguns momentos contou, com a parceria de escolas como Fundação Dom
Cabral e Fundação Fritz Muller. Mas foi em 2009, que a organização
sentiu a necessidade de estabelecer uma metodologia única a ser seguida
pelas lideranças. Para isto, a Altenburg investiu na formação da equipe,
através da instituição do Programa de Liderança para Resultados. O
processo de elaboração da iniciativa foi gradativo e atualmente todos os
líderes, desde os operacionais até os diretores trabalham dentro deste
enfoque.
De acordo com Jaqueline Reiter, coordenadora de Desenvolvimento
Organizacional, todo processo de mudança conta com forças restritivas e
outras consideradas propulsoras, uma vez que mexem diretamente com a
zona de conforto dos talentos. "Sempre procuramos reforçar as forças
propulsoras, tornando a mudança de comportamento, exigida na Liderança
para Resultados, como algo necessário para a geração de melhores
resultados e benéficos para todos, pois por um lado estabelece uma
diretriz ao líder sobre o melhor caminho a seguir e para os liderados
contribui para uma relação mais próxima, legítima e transparente com seu
líder, consequentemente, temos uma equipe mais integrada, gerando
resultados, com o envolvimento de todos", argumenta, ao destacar que
para isso é preciso que exista um trabalho diário de diálogo, de
revitalização da metodologia, a fim de que esta não se perca no dia a
dia e que passe a ser percebida no comportamento das lideranças de forma
natural.
Parcerias - Para estruturar o Programa de
Liderança para Resultados, a organização optou por firmar parcerias com
consultorias externas. Isso ocorreu porque a empresa tinha como objetivo
contar com uma metodologia única, que regesse a relação líder e
liderado. Uma vez encontrado este parceiro para dar suporte, passou-se a
trabalhar com a partir da realidade da Altenburg, fazendo os ajustes
necessários para que os efeitos restritivos ao processo de mudança
fossem os menores possíveis e que a metodologia fosse de fácil
assimilação, respeitando os valores presentes na cultura organizacional.
Vale destacar que o trabalho da consultoria foi utilizado apenas para a
formação da metodologia, mas depois todo o processo o suporte passou a
ser dado pela área de Desenvolvimento Organizacional e pelos superiores
imediatos dos líderes.
Jaqueline Reiter explica que todas as lideranças participam do
programa e que, atualmente, quase 70 profissionais são contemplados pela
iniciativa. "Inclusive, promovemos a formação dos novos líderes, já no
início de sua atuação, pois a liderança como um todo deve atender aos
seus liderados e à organização de forma clara e transparente, para que
não existam surpresas nas decisões - situações iguais sendo tratadas de
forma diferente, podendo causar sentimentos de injustiça aos liderados,
assim como, ter toda equipe voltada para o mesmo objetivo", esclarece a
coordenadora de Desenvolvimento Organizacional.
Programa na prática - Nem tudo que oferece
resultados expressivos precisa apresentar "receitas mirabolantes" e o
Programa de Liderança para Resultados da Altenburg comprova isso. A
metodologia corresponde a 40 horas, seguidas de duas horas por pessoa,
para monitoria das práticas realizadas. Entre os assuntos abordados,
destacam-se as sete competências da Liderança para Resultados que os
líderes devem ter domínio para melhorar os resultados de sua área de
atuação e que, consequentemente, impactam diretamente no atendimento de
20 necessidades técnicas e pessoais de seus liderados.
Concluída a formação teórica, o líder recebe acompanhamento do
seu superior imediato e da área de DHO para começar a aplicar os
conhecimentos adquiridos, que exigem, muitas vezes, mudança de
comportamento por parte da própria liderança. Isso porque já que se dos
líderes atitudes específicas que os ajudarão a atender às necessidades
de seus liderados e gerar melhores resultados para a organização.
Como suporte a este trabalho, a área de Desenvolvimento
Organizacional realiza encontros mensais com a liderança, denominados
"Costurando Histórias de Resultado", onde são trabalhados temas ligados
ao Programa de Liderança para Resultados, promovendo atualização da
metodologia e principalmente a troca de experiência entre os líderes.
Resultados - Para Jaqueline Reiter, oque conta
nessa ação específica na Gestão de Pessoas são os resultados
apresentados pelo programa. "Não adianta o líder apenas realizar a
formação na metodologia e participar dos treinamentos de apoio, se não
for percebida a aplicação prática, ou seja, é o comportamento do líder
dentro do que a organização espera dele é que vai fazer diferença e
contar para sua ascensão profissional. Gerar melhores resultados com as
pessoas, buscando a convergência entre discurso e prática, tendo foco no
negócio, na estratégia da organização, são alguns pontos que contam a
favor na hora de avaliar o crescimento do profissional", assegura.
Para medir o retorno obtido através do Programa de Liderança para
Resultados, esta ação prevê uma avaliação anual, na qual as 20
necessidades que os líderes devem atender de seus liderados é mensurada,
tendo como meta de atendimento 75%. Esta avaliação é feita com os
liderados diretos de cada líder, que posteriormente tem a oportunidade
de realizar a clarificação das notas atribuídas através de reuniões
individuais com seu líder, tendo o acompanhamento de um profissional de
DHO e em alguns casos, do superior imediato do líder.
Desta reunião, saem questões para o líder trabalhar, efetuando um
Plano de Ação que é auditado pelo superior imediato e em casos
específicos, os quais a avaliação do líder foi menor que 65% o
profissional de DHO também acompanha. Ou seja, mais do que buscar
identificar como o líder está atendendo sua equipe, objetiva-se criar um
momento formal, no qual líder e liderado conversam e a liderança poderá
ter com clareza, quais os pontos que precisa melhorar a cada dia.
Benefícios - Ao ser questionada sobre os
benefícios que o programa proporcionou, a coordenadora de
Desenvolvimento Organizacional cita que a melhoria mais significativa
está na relação entre líder e liderado, que melhorando, naturalmente
promove que os resultados sejam alcançados com as pessoas. E uma
relação baseada na equidade, respeito, compromisso com a verdade, na
qual as pessoas sintam-se parte integrante e essencial para o
crescimento da organização, são alguns benefícios que almejamos com
deste programa.
Por fim, ela diz que o desenvolvimento das lideranças torna-se
essencial para p crescimento sadio de uma organização, Saudável, porque
os resultados são obtidos com as pessoas envolvidas no processo, sabendo
do significado de seu trabalho, sentindo-se bem e orgulhosas com o
papel que desempenham. "E quanto mais se investe no desenvolvimento das
pessoas e nas relações internas - entre parceiros, entre líder e
liderado, entre empresa e colaborador, mais perto estaremos de alavancar
os resultados e contribuir para a perenidade da organização", conclui
Jaqueline Reiter.
fonte ; rh.com.br
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