A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo
que tem como objetivo obter informações a respeito do
profissional participante.
O objetivo inicial da entrevista é confirmar e checar as
informações colocadas no currículo. É o momento para
aprofundar e conhecer o candidato, sua atuação,
competências, e verificar se atende ao perfil que a
posição do Cargo/Atividade exige.
Além disso, a entrevista é um instrumento utilizado para medir a capacidade de
comunicação, as habilidades de liderança, os conhecimentos técnicos determinados,
o nível de ansiedade, a capacidade de argumentação e os objetivos do candidato entre
outros conhecimentos e habilidades.
A entrevista é uma oportunidade para checar a maneira como o profissional leva sua
vida pessoal e sua carreira, quais valores possui e se estará adequado ao Cargo/Atividade
e ambiente de trabalho que irá atuar.
Durante a entrevista, fatores como postura, roupas e atitudes contribuem para a
contratação ou a desclassificação do candidato. Segundo selecionadores experientes,
não existem fatores determinantes, já que o resultado da escolha se dá pela soma de
erros e acertos cometidos pelos candidatos.
Ao redigir o currículo, o candidato muitas vezes indica características que aparentam
um determinado nível de experiência ou qualificação. Durante a entrevista Você pode
descobrir que as informações não condizem com a realidade.
A entrevista pode buscar a funcionalidade entre comportamentos verbais e contingentes,
ou seja, que assuntos o candidato traz no currículo e como se manifesta sobre esses assuntos.
Com as informações do perfil da vaga – Competências técnico-funcionais (ingresso e desenvolvimento) –, às quais Você participou da definição, é possível elaborar variáveis,
perguntas, formas e métodos que tragam a tona os possíveis comportamentos que procuramos.
Tendo em mente as Competências técnico-funcionais (ingresso e desenvolvimento)
para o Cargo/Atividade, reflita sobre o que Você quer da entrevista e escolha uma estratégia
que o ajude.
Se Você já sabe que as qualidades técnicas do entrevistado são adequadas pode ser
preferível se concentrar nas características comportamentais.
Laércio M. Garrido, Consultor e Especialista na área de Recrutamento e Seleção nos ensina:
As perguntas mais comuns em uma entrevista
• Fale sobre você.
• Quais são seus objetivos de curto prazo?
• Quais são seus objetivos de longo prazo?
• O que você procura em um determinado emprego?
• Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
• Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento
e crescimento da empresa?
• O que você sabe sobre nossa empresa? O que te atrai nela?
• Quais são seus pontos fortes?
• Quais são seus pontos fracos?
• O que você não gostava no seu emprego anterior? Por qual motivo você saiu (ou quer sair)
da empresa?
• Como você avalia a empresa que trabalha atualmente e as que já trabalhou?
• O que você considera importante num colaborador?
• Que tipo de decisão é mais difícil para você?
• O que você sente dificuldade para realizar?
• O que você tem feito que demonstra iniciativa? Dê exemplos.
• Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa você encontra
dificuldade para trabalhar?
• Se pudesse começar tudo de novo, o que faria de diferente em sua carreira?
• Em qual tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?
• Por que você escolheu essa carreira?
• Descreva uma situação difícil que teve e como fez para sair dela.
• Você estaria disposto a trabalhar além do horário de trabalho?
• Na prática, o que esses cursos (faculdade, extensão...) contribuíram para sua formação?
No que você mudou?
• Qual seria seu emprego ideal?
• O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?
Atitudes que não se deve tomar ao escolher a pessoa certa para o lugar certo
• Não permita que o candidato assuma o controle das entrevistas. Respondas suas perguntas
sem perder de vista o planejamento de seu roteiro.
• Não queira falar mais do que o candidato, interrompendo-o ou complementando suas
informações, como se adivinhasse o que ele iria dizer. Você deverá ouvir a maior parte
do tempo.
• Não demonstre irritação ou impaciência. O candidato não deve sentir que Você está ansioso
para livrar-se dele. Se não tiver tempo suficiente, adie a entrevista. Cuidado com suas
comunicações não verbais.
• Não demonstre surpresa com as informações do candidato. Mesmo que ela tenha sido
motivada por aspectos positivos, a tendência do candidato será pensar justamente o contrário.
Se não houver jeito, interrompa-o pedindo desculpas e esclareça as razões de sua surpresa
(desde que por razões positivas).
• Não se preocupe com as pausas curtas. Dê o tempo que for necessário para o candidato
responder às suas perguntas.
• Não admita o candidato se tiver dúvidas sobre algum ponto. Ou você tem condições de
esclarecer suas incertezas ou continua a procurar novos candidatos.
Você deve ficar atento aos considerados pecados capitais do candidato
• Querer dominar o entrevistador.
• Ser muito prolixo nas respostas.
• Propor intimidades com o entrevistador.
• Mentir ou demonstrar incoerência nas respostas.
• Falar mal do ex-gerente ou da ex-empresa.
• Divulgar dados confidenciais da empresa em que se encontra atualmente ou em que
já trabalhou.
• Demonstrar soberba ou convencimento, elogiando exageradamente a si próprio.
• Falar de forma reticente ou reservada sobre assuntos normais de família.
• Demonstrar ser resistente ou avesso às novidades.
• Ter aparência desleixada e inadequada aos padrões da empresa.
• Chegar atrasado sem justificativa convincente para o fato.
• Não ter autocrítica equilibrada.
• Não demonstrar preocupação em aprender.
que tem como objetivo obter informações a respeito do
profissional participante.
O objetivo inicial da entrevista é confirmar e checar as
informações colocadas no currículo. É o momento para
aprofundar e conhecer o candidato, sua atuação,
competências, e verificar se atende ao perfil que a
posição do Cargo/Atividade exige.
Além disso, a entrevista é um instrumento utilizado para medir a capacidade de
comunicação, as habilidades de liderança, os conhecimentos técnicos determinados,
o nível de ansiedade, a capacidade de argumentação e os objetivos do candidato entre
outros conhecimentos e habilidades.
A entrevista é uma oportunidade para checar a maneira como o profissional leva sua
vida pessoal e sua carreira, quais valores possui e se estará adequado ao Cargo/Atividade
e ambiente de trabalho que irá atuar.
Durante a entrevista, fatores como postura, roupas e atitudes contribuem para a
contratação ou a desclassificação do candidato. Segundo selecionadores experientes,
não existem fatores determinantes, já que o resultado da escolha se dá pela soma de
erros e acertos cometidos pelos candidatos.
Ao redigir o currículo, o candidato muitas vezes indica características que aparentam
um determinado nível de experiência ou qualificação. Durante a entrevista Você pode
descobrir que as informações não condizem com a realidade.
A entrevista pode buscar a funcionalidade entre comportamentos verbais e contingentes,
ou seja, que assuntos o candidato traz no currículo e como se manifesta sobre esses assuntos.
Com as informações do perfil da vaga – Competências técnico-funcionais (ingresso e desenvolvimento) –, às quais Você participou da definição, é possível elaborar variáveis,
perguntas, formas e métodos que tragam a tona os possíveis comportamentos que procuramos.
Tendo em mente as Competências técnico-funcionais (ingresso e desenvolvimento)
para o Cargo/Atividade, reflita sobre o que Você quer da entrevista e escolha uma estratégia
que o ajude.
Se Você já sabe que as qualidades técnicas do entrevistado são adequadas pode ser
preferível se concentrar nas características comportamentais.
Laércio M. Garrido, Consultor e Especialista na área de Recrutamento e Seleção nos ensina:
As perguntas mais comuns em uma entrevista
• Fale sobre você.
• Quais são seus objetivos de curto prazo?
• Quais são seus objetivos de longo prazo?
• O que você procura em um determinado emprego?
• Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
• Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento
e crescimento da empresa?
• O que você sabe sobre nossa empresa? O que te atrai nela?
• Quais são seus pontos fortes?
• Quais são seus pontos fracos?
• O que você não gostava no seu emprego anterior? Por qual motivo você saiu (ou quer sair)
da empresa?
• Como você avalia a empresa que trabalha atualmente e as que já trabalhou?
• O que você considera importante num colaborador?
• Que tipo de decisão é mais difícil para você?
• O que você sente dificuldade para realizar?
• O que você tem feito que demonstra iniciativa? Dê exemplos.
• Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa você encontra
dificuldade para trabalhar?
• Se pudesse começar tudo de novo, o que faria de diferente em sua carreira?
• Em qual tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?
• Por que você escolheu essa carreira?
• Descreva uma situação difícil que teve e como fez para sair dela.
• Você estaria disposto a trabalhar além do horário de trabalho?
• Na prática, o que esses cursos (faculdade, extensão...) contribuíram para sua formação?
No que você mudou?
• Qual seria seu emprego ideal?
• O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?
Atitudes que não se deve tomar ao escolher a pessoa certa para o lugar certo
• Não permita que o candidato assuma o controle das entrevistas. Respondas suas perguntas
sem perder de vista o planejamento de seu roteiro.
• Não queira falar mais do que o candidato, interrompendo-o ou complementando suas
informações, como se adivinhasse o que ele iria dizer. Você deverá ouvir a maior parte
do tempo.
• Não demonstre irritação ou impaciência. O candidato não deve sentir que Você está ansioso
para livrar-se dele. Se não tiver tempo suficiente, adie a entrevista. Cuidado com suas
comunicações não verbais.
• Não demonstre surpresa com as informações do candidato. Mesmo que ela tenha sido
motivada por aspectos positivos, a tendência do candidato será pensar justamente o contrário.
Se não houver jeito, interrompa-o pedindo desculpas e esclareça as razões de sua surpresa
(desde que por razões positivas).
• Não se preocupe com as pausas curtas. Dê o tempo que for necessário para o candidato
responder às suas perguntas.
• Não admita o candidato se tiver dúvidas sobre algum ponto. Ou você tem condições de
esclarecer suas incertezas ou continua a procurar novos candidatos.
Você deve ficar atento aos considerados pecados capitais do candidato
• Querer dominar o entrevistador.
• Ser muito prolixo nas respostas.
• Propor intimidades com o entrevistador.
• Mentir ou demonstrar incoerência nas respostas.
• Falar mal do ex-gerente ou da ex-empresa.
• Divulgar dados confidenciais da empresa em que se encontra atualmente ou em que
já trabalhou.
• Demonstrar soberba ou convencimento, elogiando exageradamente a si próprio.
• Falar de forma reticente ou reservada sobre assuntos normais de família.
• Demonstrar ser resistente ou avesso às novidades.
• Ter aparência desleixada e inadequada aos padrões da empresa.
• Chegar atrasado sem justificativa convincente para o fato.
• Não ter autocrítica equilibrada.
• Não demonstrar preocupação em aprender.
Postado por Carlos Alberto de Campos Salles
Essa publicação vai me ajudar em aula e também na minha vida profissional
ResponderExcluir